A expertise de um
grupo multidisciplinar
para impulsionar
sua startup

Dúvidas

Existem algumas dúvidas mais genéricas para você que é empreendedor e busca por aporte, e para facilitar sua organização, respondemos abaixo:

O que é uma startup?

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABS) startup é uma empresa com base tecnológica e modelo de negócios repetível e escalável.


Qual o momento certo para levantar capital?

O melhor momento é aquele em que a empresa já possui um bom histórico (tração) para apresentar aos investidores. Porém, há sempre uma próxima etapa importante de ser alcançada que poderá tornar sua rodada mais interessante. Busque investimento quando os três critérios abaixo forem verdadeiros para sua empresa:

  1. Você tem caixa para garantir tempo e flexibilidade durante o processo.
  2. Você alcançou as etapas necessárias para garantir o valuation (quanto a empresa vale) que você acredita ser justo;
  3. Você está preparado para fazer um pitch vencedor e responder com eficiência aos investidores.

Que tipo de investidores devo buscar?

Um dos pontos mais importantes é focar em atrair investidores adequados ao estágio da sua empresa, em especial, se ela estiver numa fase inicial. Busque também investidores com experiência no seu segmento, pois serão capazes de contribuir com dicas bastante eficientes, e até, oferecer contrapontos importantes para corrigir o rumo do negócio/captação.


Preciso de uma apresentação?

Trate cada interação de forma única e como uma grande oportunidade. Fazendo com que cada pitch seja o melhor, por isso, dedique tempo para prepará-lo. Um bom material demonstra profissionalismo. Dê atenção especial às páginas dos demonstrativos financeiros, da equipe, competidores e da justificativa do porquê agora é um bom momento para implementar seu negócio. Por fim, pratique seu pitch.


Que tipo de modelo financeiro devemos preparar para os investidores?

Toda empresa deve usar algum tipo de projeção financeira. Mesmo uma startup no início de sua trajetória deve ser capaz de montar um orçamento, entender os principais vetores de gastos e, assim, gerenciar de perto seu caixa para saber o momento certo de captar recursos. Lembre-se que uma das atividades mais importantes de uma startup é entender bem o seu Burn Rate (velocidade a que um negócio gasta os fundos fornecidos).